Notícias

Alerta: Golpes em Contas Bancárias de Prefeituras estão em Evidência

22/08/2023 | Fonte: CNM | Acessos: 88

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama a atenção para uma preocupante tendência de golpes direcionados a contas bancárias de prefeituras. Em um cenário em que a engenhosidade criminosa se une à tecnologia, gestores públicos têm relatado invasões em contas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil perpetradas por hackers.

Particularmente alarmante é a utilização recorrente de táticas de engenharia social pelos criminosos. Através de abordagens telefônicas ou links falsos, esses indivíduos obtêm informações confidenciais que lhes conferem acesso às contas. Nessas situações, os valores desviados dificilmente são reembolsados. Os bancos somente procedem a reparações quando identificam falhas ou vulnerabilidades em seus sistemas. Tendo em vista que se trata de atividades criminosas, é crucial que os gestores registrem imediatamente boletins de ocorrência ao se depararem com tais golpes.

A CNM acompanha atentamente a situação dessas entidades afetadas e ressalta a necessidade de medidas de segurança rigorosas por parte dos gestores. Em especial, a entidade alerta para a importância de não compartilhar senhas ou códigos enviados via SMS para os telefones celulares. Por conseguinte, é fundamental que os gestores municipais permaneçam vigilantes. Ao divulgar códigos ou senhas recebidos por SMS, há risco de clonagem do número do telefone, resultando no roubo de informações sensíveis.

 

< Voltar

Envie a um amigo