Notícias
Senado vai decidir sobre obrigação de plano de saúde cobrir tratamentos não previstos pela ANS
04/08/2022 Leia +

Projeto estabelece piso salarial para trabalhadores da limpeza urbana
04/08/2022 Leia +

Câmara aprova Política Nacional de Educação Digital
04/08/2022 Leia +

Publicados os índices provisórios de ICMS dos municípios para 2023
03/08/2022 Leia +

Em audiência no STF, representantes dos estados e da União discutem ICMS dos combustíveis
02/08/2022 Leia +

Siops: nova versão do sistema deve ser baixada pelos Municípios
26/07/2022 Leia +

Partidos questionam regras do TSE sobre repasse de recursos do fundo eleitoral entre candidatos
26/07/2022 Leia +

PUBLICADA A PORTARIA QUE DEFINE CRITÉRIOS DA POLÍTICA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA (PIEC) PARA REPASSE DE RECURSOS FINANCEIROS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS
26/07/2022 Leia +

Câmara aprovou piso salarial para enfermeiros e para agentes de saúde
25/07/2022 Leia +

Município de Caxias dá novo passo visando ao reequilíbrio do IPAM
22/07/2022 Leia +

Notícias
Município de Caxias dá novo passo visando ao reequilíbrio do IPAM
22/07/2022 | Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul | Acessos: 68
Empresa contratada terá 145 dias para apresentar alternativas
O Município de Caxias do Sul assinou, nesta sexta-feira (22/07), o contrato com empresa que orientará a administração nas adequações necessárias para equacionar o deficit do regime de previdência administrado pelo IPAM. O escritório Lumens Assessoria e Consultoria Atuarial venceu a licitação.
A empresa realizará os serviços técnicos de natureza atuarial, assessorando e orientando o Município, considerando a necessidade de Reforma da Previdência, adequando-se às exigências da Emenda Constitucional n° 103/2019, que alterou o sistema de Previdência Social no país. Entre as ações estão avaliação atuarial, simulações, realização de cálculos diversos e propostas de adequação da legislação municipal.
A emenda exige que o Município estabeleça mecanismos de equacionamento do deficit atuarial. O desequilíbrio e a falta de atuação da administração pode resultar em perdas no repasse de recursos do governo federal para as diversas áreas de atuação do poder público. “As exigências legais buscam proteger a Previdência e a continuidade da prestação dos serviços públicos. O Regime de Previdência do Município tem um deficit gerado por diversos fatores do passado. Porém, o fato mais importante é que se não buscarmos uma solução mais efetiva no presente, em breve, a cidade e os servidores terão dificuldades ainda maiores”, explica a secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis.
De acordo com a avaliação atuarial de 2022, o regime de previdência do IPAM tem deficit de R$ 6,5 bilhões, que precisa, por lei, ser equacionado no prazo de 33 anos e sem inviabilizar a capacidade de investimento do Município em outras áreas. Os dados foram apresentados aos gestores municipais e representantes do Sindiserv.
O trabalho da consultoria foi dividido em três etapas. A primeira contempla a realização de estudos e apresentação dos resultados. A segunda etapa deve apontar as adequações e alterações necessárias nas leis e regulamentos dos órgãos da Administração Direta e Indireta. A etapa final prevê a aprovação da implementação da Segregação de Massas junto aos órgãos responsáveis. A empresa tem 145 dias para finalizar as entregas.
O Município envolverá os órgãos interessados e o Sindiserv para conhecimento do andamento dos trabalhos. Os servidores poderão acompanhar uma live no dia 11 de agosto, quando o consultor previdenciário Guilherme Walter, representante da empresa contratada e responsável pela atualização atuarial de 2022 do IPAM, trará detalhes sobre a situação do Fundo de Previdência. O encontro será transmitido por meio do canal SMED Comunicação e Eventos no Youtube.