Notícias

Prefeitos da região metropolitana de Porto Alegre tentam mobilizar deputados

17/05/2022 | Fonte: CP | Acessos: 102

Previsto para ser votado nesta terça-feira, projeto prevê o investimento estadual de quase R$ 500 milhões em rodovias federais

Em busca de apoio ao projeto que prevê o investimento de recursos do Estado em rodovias federais, a Granpal, que reúne prefeitos da região metropolitana de Porto Alegre realizou, nesta segunda-feira, reunião na Assembleia Legislativa. O evento, que buscou sanar dúvidas e conseguir adesão de deputados para aprovação da proposta, prevista para ser votada nesta terça-feira na Casa, contou com pouca participação dos parlamentares. O projeto vem enfrentando resistência e corre o risco de não ser aprovado.

A proposta prevê o aporte de quase R$ 500 milhões de recursos que serão feitos por meio do Daer, envolvendo obras, serviços de pavimentação, construção de trevos, dentre outros. Caso aprovada, uma das obras que deverão receber investimento é o Complexo Sinos–Scharlau, em São Leopoldo, trecho onde há frequentes engarrafamentos na região.

Ao defender a medida, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, explicou que a aplicação de investimento em estraas federais, ao contrário das principais críticas ao projeto, já acontece, dando como exemplo a aplicação de recursos municipais em estradas estaduais. Além reforçar, mais de uma vez, que esse é um valor disponível em caixa que deve qualificar o serviço oferecido pelo Estado. "Ao investir recursos públicos em obras públicas de infraestrutura, começa a girar a economia, os serviços começam a ter condição de fazer mais e mais, qualifico a mão de obra e passo a ter aumento da arrecadação do estado através da produtividade", defendeu.

Fez, porém, uma ressalva: o investimento só será possível caso a proposta que prevê uma reformulação no teto de gastos for aprovado amanhã. Ele é o primeiro na ordem do dia, seguido pelo PL 51/22, das estradas. "A adesão ao Regime de Recuperação Fiscal é importante para que a gente consiga sonhar", reforçou Lemos.

Melhoria impactará na região metropolitana

O presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, defendeu a proposta com a justificativa melhorias na logística. “É importante para a logística da região da Granpal, que é composta por 19 municípios e concentra 40% da população do RS e 37% do PIB do Estado”, ressaltou. Ele também pediu sensibilidade dos deputados quanto ao tema, pois permitirá obras imediatas nas BRs 116 e 290.

A fim de garantir o apoio dos prefeitos e vereadores presentes, o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino, ainda garantiu que todos os municípios sem acesso asfáltico serão atendidos. Ele destacou, ainda, um dado apontado durante audiência pública sobre o assunto, que dizia que a cada hora no trânsito, o Estado deixava de ganhar 2,6 milhões de investimento.

*Supervisão Mauren Xavier

< Voltar

Envie a um amigo