Notícias

Seis cidades do RS elegeram novos prefeitos neste domingo

13/03/2017 | Fonte: ZH | Acessos: 146

Diplomação e posse dos eleitos irá ocorrer até 7 de abril

Um total de 174.296 eleitores gaúchos voltou às urnas no domingo para eleger os prefeitos de seis municípios. Em Arvorezinha, Butiá, Gravataí, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul houve novas eleições depois que os vencedores no pleito realizado em outubro do ano passado tiveram as candidaturas indeferidas.

A votação ocorreu sem maiores incidentes na maioria dos colégios eleitorais. A exceção foi Gravataí, onde pelo menos oito pessoas foram detidas por fazer boca de urna. Com o maior eleitorado habilitado a ir no domingo às urnas, o município será administrado por Marco Alba (PMDB), que foi reeleito para um segundo mandato.

Em Arvorezinha, apenas 129 votos de diferença selaram a vitória de Rogério Fachinetto (PDT) sobre o o atual presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Borsatto (PP). Comerciante e agropecuarista, Fachinetto obteve 3.913 votos. Ele era vice na chapa de Sérgio Velere (PDT), que teve a candidatura indeferida na eleição de outubro. Velere havia sido condenado por crime contra a administração pública por ter contratado uma oficina mecânica sem licitação. Agora, Fachinetto irá administrar a cidade de 8,6 mil eleitores.

Em Butiá, o servidor público Daniel Almeida (PT) elegeu-se com 6.187 votos. Presidente da Câmara de Vereadores, ele já vinha exercendo o cargo interinamente desde que a eleição de outubro foi anulada, uma vez que preside o Legislativo municipal. Daniel derrotou Fernando Lopes (PP), vereador e ex-prefeito que também já havia concorrido no ano passado. Com o resultado, o PT reprisa a vitória de outubro, quando Paulo Pereira de Almeida (PT) havia sido eleito. Ele teve a candidatura indeferida porque o Tribunal de Contas do Estado rejeitou em três oportunidades as contas dele à frente da Fundação Municipal de Saúde.

Em Salto do Jacuí, Claudio Robinson (PDT) obteve a vitória mais expressivas das seis prefeituras em disputa. Empresário e vereador em terceiro mandato, ele venceu com 62% dos votos válidos. Robinson derrotou o ex-prefeito Altenir Rodrigues, o Nico (PP), que havia havia tentado a reeleição no ano passado, quando perdeu Lindomar Elias (PDT), cuja candidatura acabou indeferida.Em São Vendelino, o empresário Evandro Schneider (PTB) derrotou a professora Caren Dalcin (PMDB).

Em São Vendelino, o empresário Evandro Schneider (PTB) derrotou a professora Caren Dalcin (PMDB). Empresário, Evandro era vice-prefeito da gestão anterior e havia concorrido como cabeça de chapa no último pleito, quando ficou em segundo lugar, com 62 votos a menos do que o vencedor, Régis Fritzen (PMDB), condenado por improbidade administrativa. O município registrou a menor abstenção dessa eleição: apenas 105 eleitores (4,95%) não compareceram às urnas. Uma mesária foi afastada pela juíza eleitoral por ter feito comentários políticos em uma rede social.

Em São Vicente do Sul, o novo prefeito será Paulo Flores, o Paulinho (PMDB). Empresário rural e açougueiro, ele havia sido vereador por três mandatos, mas desde 2012 estava afastado da política. Voltou a concorrer com o apoio do Jorge Valdeni Martins (PTB), que venceu a disputa de outubro mas teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por ter sido condenado por crimes contra a administração pública. Paulinho derrotou o publicitário Fernando Pahim (PP), prefeito que era prefeito até dezembro do ano passado e não conseguiu se reeleger.

Os eleitos neste domingo serão diplomados em 7 de abril, data em que também devem ser empossados. Até lá, os municípios seguem sendo administrados pelos respectivos presidentes das Câmaras de Vereadores.

OS NÚMEROS

Arvorezinha
Rogério Fachinetto (PDT) - 3.913 (50,84% votos válidos)
Jaime Borsatto (PP) - 3.784 (49,16%)

Butiá
Daniel Almeida ((PT) - 6.187 (51,03%)
Fernando Lopes (PP) - 5.938 (48,97%)

Gravataí
Marco Alba (PMDB) - 48.211 (40,04%)
Rosane Bordignon (PDT) - 44.195 (36,70%)
Anabel Lorenzi (PSB) - 23.490 (19,51%)
Rafael Linck (PSOL) - 2.984 (2,48%)
Valter Amaral (PT) - 1.169 (0,97%)
Sadão Makino (PSTU) - 373 (0,31%)

Salto do Jacuí
Claudio Robinson (PDT) - 4. 149 (62,24%)
Altenir Rodrigues, o Nico (PP) - 2.517 (37,76%)

São Vendelino
Evandro Schneider (PTB) - 1.109 ( 55,81%)
Caren Dalcin (PMDB) - 878 (44,19%)

São Vicente do Sul
Paulo Flores, o Paulinho (PMDB) - 2.883 (52,06%)
Fernando Pahim (PP) - 2.655 (47,94%)

< Voltar

Envie a um amigo